domingo, 3 de outubro de 2010

Tempo Que Se Perdeu


15 - 7 - 98


- Por que, meu pai, não estanquei o pranto
Que vertia, sozinho, em cada canto
Deste exílio que eu mesmo procurei ?
Pois, oh, Deus, já não há mais tempo agora
Vi-te esvair-se, aos poucos, ir embora
Sem que eu suspeitasse, ao menos, que errei ...

Não percebi que o tempo não espera
Que se diluam sonhos, vãs quimeras,
Para só então depois correr veloz ...
Já não mais me ouves. Mas hei de estar
Sempre pensando em como resgatar
Este tempo, transformado em algoz !

..........................................................................

- Não há resgate, filho, nesta vida,
Que venha um dia pensar a ferida
Quando um de nós retoma a caminhada.
Mas não se esqueça que a vida é infinita...
E sei, que pelo amor, tua desdita
Verás ser transformada em águas passadas...

Deixe, por isso, que te conte uma história
E então verás também que na memória
Venho guardando um pouco de tristeza :
Era minha mãe, no leito recostada ...
O olhar sem brilho, vazio, no nada,
Não mais irradiava sua beleza.

Era minha mãe, em seu corpo tolhida
Lúcido o espírito, mas vendo a vida
Deixar, aos poucos, o fardo alquebrado.
Ela me olhava ; não sei se me via -
Movia os lábios, não sei se sorria ...
Mas eu chorava, triste, acabrunhado .

Sim, eu chorava ... Não pela partida
Daquela que me deu a luz da vida,
Pois nela, outra vida reluzia !
Mas por sentir também, que era já tarde,
Vendo, triste, uma chama que não mais arde
Em cinzas transformar-se, findo o dia ...

Por que, pensei, não estive ao seu lado
Retribuindo com carinho o passado
Tão cheio de amor com que me envolveu ?
Por que, por tanto tempo tão distante,
Não percebi que longe, cada instante
Jamais volta, é tempo que se perdeu ?

Agora, eis-nos aqui, eu ao seu lado,
Mas por outras estradas separado
Por milhas e milhas, no coração ...
Mas é certo que alcançá-la hei de um dia :
Para vê-la outra vez, minha Maria,
Estender-me novamente a sua mão .

.......................................................................

Por isso, meu filho, não te desesperes...
Resgatarás um dia, como queres,
Todo esse tempo que passou em vão.
Quando voltares para este outro lado
No tempo certo, ainda que demorado,
Encontrarás teu pai, amigo, irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário