sábado, 11 de setembro de 2010

COITADA DA SACOLA...



Uma sacola de plástico, destas que agora estão na berlinda, pesa 6 gramas. Um copo plástico descartável pesa 4 gramas. Portanto, cada três copos equivalem a duas sacolas. Mas os copos não estão na berlinda, só as sacolas. Milhões de copos, que também, como elas, levarão 400 anos para desaparecer, são descartados por dia sem nenhuma economia, nos escritórios, lojas, restaurantes, repartições públicas, ou em qualquer lugar onde haja alguém com sede. Quando não usam dois ou três de uma vez só... Não deve haver estatísticas, que por sinal também estão na moda, mas talvez sejam deletados mais copos descartáveis do que sacolas, diariamente.
Alguém me diga: se vamos salvar o planeta trocando as sacolas plásticas por outras de papel, ou pano, sei lá, por que não salvamos o planeta acabando também com os copos de plástico?
Será que ninguém ainda percebeu que os copos de plástico são vendidos e as sacolas são gratuitas? Que essa campanha esta sendo monitorada pelos supermercados, que obviamente começarão a vender sacolas ecológicas de pano? Aliás. já começaram, e com propaganda dos dito cujos estampada no tecido. Todo mundo está comprando pra salvar o planeta.
“Mas as sacolas não são gratuitas. O custo está embutido no preço de tudo que é vendido nos nossos supermercados!” - dirão os donos de supermercados.
Ah, bom. Então, acabando-se com as sacolas, os preços vão baixar! Que bom! Vamos então acabar com elas! Vamos salvar o planeta!
Mas... e as garrafas pet? Contam-se aos milhões, também, boiando nos canais e nas lagoas...
“Ah, estas são recicladas. Fazem até com que sejam sucedâneo de madeira!”
Ah, bom. Então as sacolas não devem servir pra fazer madeira. Só as garrafas. Deve ser outro tipo de plástico.
Mas... e TODOS os produtos de TODAS as prateleiras? TODOS são embalados em plástico... Será um tipo de plástico ecológico, que vai salvar o planeta?
“Ah, aí já não é problema nosso. É problema das indústrias...”
Mas... que vamos fazer com o nosso lixinho do dia a dia, sem as sacolas dos mercados? Afinal, podíamos usá-las, antes da condenação, pois segundo eles, pagamos por elas...
“Ah, nós temos sacolas plásticas a venda, próprias para o lixo!”
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário